Dúvidas sobre lareiras a etanol

Preciso fazer uma chaminé? – As lareiras a álcool não fazem fumaça. Por isso não há necessidade de dutos de exaustão ou chaminé, isso também possibilita você colocar a lareira no meio da sala.

A lareira esquenta o ambiente ou é só decorativa? – A lareira esquenta e por não haver necessidade do uso de chaminés, não existe perda de calor, fazendo com que o aquecimento seja mais eficiente que numa lareira convencional.

Devo fechar todo o ambiente para que o aquecimento seja melhor? – Não, para que exista a combustão, o fogo sempre precisa de mais oxigênio, além é claro, de promover uma renovação do ar no local. Nunca utilize nenhum sistema de aquecimento com o ambiente totalmente fechado. A fresta de porta ou janela para essa renovação de oxigênio.

Onde a lareira ecológica pode ser utilizada? – A lareira ecológica é um equipamento que pode ser utilizado em ambientes internos como salas, escritórios, lojas, showrooms, desde que tenham ventilação suficiente para prover a renovação de oxigênio no local, e também em ambientes externos como varandas e jardins. Não é recomendado usar lareiras em locais de permanência prolongada, como dormitórios, quartos e espaços para dormir. No caso da instalação em áreas abertas, sujeitas a chuvas e intempéries, é necessário utilizar sempre a tampa externa que acompanha o produto, para evitar que a manta cerâmica interna do queimador fique encharcada de água e atrapalhe o bom funcionamento do produto. Somente lembrando, que o calor gerado pela lareira a álcool não é potente o suficiente para aquecimento de áreas abertas, pois o ar quente se dissipa muito rapidamente nos ambientes abertos. Neste caso, o uso da lareira ecológica será mais decorativo.

Posso usar álcool/etanol vendido nos postos de combustíveis? – A lareira ecológica deve ser abastecida com álcool etílico (92°) líquido, derivado de cana-de-açúcar ou derivado de cereais, encontrados no comércio varejista, mais conhecido como etanol.

Pode-se usar o álcool gel? Este não é o combustível ideal para as lareiras e queimadores ecológicos. Isto porque na queima do álcool gel, sobrará um resíduo final que não se queimará e que precisará ser limpo manualmente, após o resfriamento do queimador. Além disto, a manta cerâmica interna do queimador não absorve o gel, e com isto, a quantidade de combustível a ser colocado será bem menor do que a capacidade total do reservatório. Consequentemente a quantidade de horas de queima será diminuída. Entretanto, consciente destas informações, caso ainda queira utilizar o álcool gel, deve-se optar pelo uso do álcool gel acendedor – 80 INPM, ou ainda o álcool gel 70 INPM . O acendimento será também um pouco mais lento, e ao final da queima, além da borra do gel, poderá ser exalado um pouco de odor, característico da queima do gel.

E a queima do álcool? Exala gases poluentes, que podem fazer mal à saúde? – Não, a queima do álcool gera vapor de água e dióxido de carbono em pequena quantidade, que não chega a ser prejudicial a nossa saúde.

Qual é o consumo de álcool e quanto tempo dura a chama? – Em média, 1 litro de álcool dura de 2 a 4 horas. Esta variação deve-se à abertura deixada no queimador e também o fluxo de ar que tenha no local. Quanto maior o fluxo de ar e a abertura deixada no queimador, mais rápido o álcool é consumido, porque a chama é mais intensa.